Marketing esportivo no Brasil

O marketing esportivo é um dos segmentos que mais crescem no Brasil, e não faltam vantagens para empresas que investem na área.

Marketing esportivoCom o crescimento da economia no Brasil, várias áreas de investimento se tornaram mais acessíveis a uma maior parcela do setor empresarial, uma delas é o marketing esportivo. Essencialmente, o marketing esportivo representa um tipo de variação do já muito usado marketing promocional, tendo como principal característica a associação de uma marca à imagem de determinado atleta, clube ou equipe.

Os principais objetivos do marketing esportivo no Brasil são fortalecer o reconhecimento da marca pelo público, buscando aumentar o elo existente entre a empresa e seus consumidores. O marketing esportivo também garante uma maior exposição da marca, aumentando a credibilidade da mesma perante o público. No Brasil e no mundo, uma marca é a maior representação de todo o patrimônio de uma empresa, principalmente nos dias de hoje, em que somente a qualidade dos serviços não garante o sucesso na batalha empresarial.

Antes de chegar ao Brasil, o marketing esportivo fortificou suas raízes nos países considerados “de primeiro mundo”. Com origem no século XIX, o segmento passou por uma série de evoluções no decorrer do tempo, chegando ao que conhecemos hoje. O marketing esportivo, no Brasil e no mundo, funciona como excelente alternativa, pois permite que seja transmitida uma mensagem publicitária em momentos nos quais o público se encontra mais aberto e repetitivo.

Marketing Esportivo no Brasil hoje

Time de marketing esportivoA situação atual do Brasil favorece o surgimento de alianças ainda mais produtivas entre empresas e clubes de futebol. Podemos pegar, como exemplo, a excelência do marketing esportivo desempenhado no Sport Club Corinthians Paulista. O planejamento de marketing organizado pela empresa 9ine (pertencente ao ex-jogador Ronaldo e também responsável pela imagem de atletas de ponta como o lutador Anderson Silva) fez com que a imagem do clube paulista se transformasse na marca mais valiosa de seu segmento. Líder nacional de seguidores nas redes sociais, a associação da marca Corinthians com a imagem do ex-jogador foi um dos principais fatores explorados no marketing esportivo do clube e os resultados vêm sendo demonstrados dentro e fora de campo.

No Brasil, podemos também observar o sucesso da marca UFC, que já ultrapassou o valor de 1 bilhão de dólares, sendo também líder nos EUA, na frente de gigantes como a NBA e a NFL. Na maioria das vezes ações de marketing esportivo tem funcionado positivamente para a empresa e para os atletas ou clubes envolvidos, o que coloca o Brasil como um dos melhores países do mundo para se investir nesse segmento. Hoje, atletas de ponta não são mais apenas pagos por seus clubes e o patrocínio de diversas empresas faz com que o mundo esportivo se torne cada vez mais milionário.

Marketing Esportivo no Brasil e no mundo

Imagem sobre Rio 2014No Brasil e no mundo, o marketing esportivo ocupa um imenso espaço no mercado, pois atualmente, os jogos e entrevistas coletivas se transformaram em uma enorme vitrine para divulgação de marcas, por atletas e treinadores de vários esportes. A área de marketing esportivo, com o tempo, também passou a ser responsável pelo uso comercial, licenciamento e direitos de imagem sobre grandes atletas, sendo tal tipo de associação uma eficiente estratégia de divulgação e agregação de valores à determinada marca. O marketing esportivo, no Brasil e no mundo, também tem se transformado em um forte tipo de mídia alternativa, utilizando momentos em que o público está mais cativo para transmitir uma mensagem publicitária.

As empresas que investem em marketing esportivo muito se beneficiam dos valores atribuídos à atividade esportiva, como superação pessoal, desenvolvimento da saúde e participação em grupo, servindo o marketing esportivo como fonte confiável de resultados gratificantes. A imagem de uma empresa, quando associada ao esporte através do marketing esportivo, geralmente se torna muito mais forte e são vários os exemplos encontrados no Brasil do funcionamento de tal prática.

Marketing Esportivo no Brasil livro

Livro Marketing EsportivoPara estudos mais aprofundados, recomendamos a consulta do livro “O Marketing Esportivo no Brasil”, lançado pelo Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo (IBME). O livro conta com a colaboração de vários profissionais diretamente ligados à gestão e realização do segmento, tratando de assuntos como as tendências do marketing esportivo no Brasil, as fontes de financiamento, a ativação no marketing esportivo, o licenciamento, a responsabilidade social, entre outros. Leitura obrigatória para profissionais e estudantes que desejam conhecer mais profundamente a situação atual do segmento no Brasil.

A divulgação através de clubes e atletas é uma das mais fortes opções de marketing no Brasil e o segmento oferece uma vasta gama de oportunidades para empresas que buscam maior visibilidade no mercado, seja anunciando em pequenos clubes ou buscando fortalecer sua imagem através de vínculos com equipes de maior presença no país. O esporte do Brasil só tem a crescer com tais investimentos.

05/10/12 por Amoedo

   

Mais informações por email

Comentar