Misofonia o que é?

Misofonia é uma desordem neurológica, chamada também de Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som. Veja quais os sintomas e como tratar.

misofonia

Misofonia ou síndrome de sensibilidade seletiva do som é um problema mais comum que se imagina entre as pessoas, mas que é tão pouco conhecido, por isso muitas vezes confundido com falta de paciência, intolerância, histeria.

Por conta disso, muitas pessoas sofrem com esse problema durante muito tempo sem ao menos saberem que se trata de uma enfermidade.

Mais sobre Misofonia o que é?

Consequentemente deixam de fazer o tratamento e passam a se submeter aos incômodos que o transtorno traz.

Vejamos os sintomas, como tratar o problema e ter uma qualidade de vida muito melhor.

Quais os sintomas da Misofonia?

As pessoas como Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som reagem de forma negativa causando profunda movimentação psicológica como irritação, ódio, pânico e em casos extremos até com violência diante de alguns sons específicos que fazem parte do nosso dia a dia, como o mastigar de alimentos, sugar, estourar goma de mascar, roer ou cortar unhas, respiração alta, fungar, pigarrear, assobiar, cantarolar, arrastar de pés, estalar dedos, bater na mesa, entre outros.

Clarence implicando com Ambrose

A consequência do problema é que ao tentar evitar esses sons que geram total desconforto, as pessoas que sofrem de misofonia se comportam de diferentes maneiras como tentar encobrir os ruídos com músicas, enquanto outras tentam evita-los, causando assim o isolamento social, já que essas pessoas deixam de se relacionar, evitam interações em atividades sociais. O que traz diversos problemas, tanto no ambiente familiar quanto profissional.

Qual a maneira de tratar a Misofonia?

Embora a cura da misofonia seja desconhecida, consultar um médico é fundamental, pois com o diagnóstico o profissional poderá indicar terapias, que poderão ajudar no controle e diminuição do estresse, assim como o entendimento do processo de pensamento, fazendo com que o paciente aceite e entenda o que está acontecendo, o que já poderá funcionar como grande ajuda, apesar de não haver a cura por completo.

Mulher tapando os ouvidos

Lembrando também que há outras maneiras de amenizar os sintomas, como manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos, esses hábitos tornam o problema mais suportável, resultando numa vida mais fácil e saudável.

Para complementar assista abaixo vídeos com uma reportagem completa sobre a Misofonia, com a presença de fonoaudiólogos e relatos de pessoas que sofrem com o problema.

13/08/15 por Talita

   

Mais informações por email

Comentar