Músicas brasileiras sobre política

Muitos artistas usam a música como forma de crítica à política. Confira alguma músicas brasileiras que falam sobre política.

Pintura de bandeira do Brasil com frase sobre política

Não é de hoje que a política brasileira vem deixando a desejar. Há muito o que se mudar e fazer no país, mas não é uma tarefa fácil. Diante de tantos pontos negativos, muitos artistas elaboram críticas sobre a política em forma de músicas. Muitas delas ganharam o gosto popular e se tornaram ícones quando o assunto é criticar o sistema brasileiro.

Saiba qual o papel das músicas brasileiras na política e quais foram as principais músicas com este tema.

Papel das músicas brasileiras na política

A crítica em forma de música é uma oportunidade dos políticos ouvirem o clamor do povo brasileiro. Todo mundo está descontente, mas como fazer isso chegar ao ouvido dos que detém o poder? A música é uma opção. As letras tentam passar o que a massa popular gostaria de dizer, reclamar, mudar.

Ao longo da história brasileira, músicos escreveram letras sobre a política de cada momento. Muitas delas se tornaram atemporais, como o caso da música "Que país é esse?" da banda Legião Urbana. A música foi lançada em 1987, mas se encaixa na política brasileira atual e é ovacionada até hoje na sociedade.

Principais músicas brasileiras sobre política

As músicas sobre a política nasceram em uma época que o Brasil passava pela ditadura militar, em que havia a censura de imprensa e manifestações sobre o assunto. Os artistas tentavam tocar nos problemas sem falar claramente do que se tratava, mas passando o recado para quem tinha o contato com suas artes, fossem elas músicas, quadros ou outros.

Protesto contra a ditadura militar no Brasil

Confira algumas das músicas que marcaram época e tentaram mudar o Brasil entre os anos de 1964 e 1985:

Que país é esse? - Legião Urbana

A banda "Legião Urbana", liderada pelo vocalista já falecido Renato Russo, ficou conhecida pelas letras intensas. As músicas do grupo tratam sobre os mais diferentes assuntos, como amor, amizade, família e também sobre críticas. A música "Que país é esse?" deu o nome ao álbum lançado em 1987, o de maior sucesso da banda. Na letra, Renato Russo critica a política brasileira, ressaltando o que na época estava mais gritante. Confira os principais trechos:

Brasil - Cazuza

Cazuza também ficou conhecido por suas letras intensas e diferentes. Assim como Renato Russo, o músico Cazuza falava de diferentes assuntos, como o Amor e o desamor. O músico teve sua vez na crítica em cima da política brasileira com a música "Brasil". A canção foi lançada em 1988 e fazia parte do álbum "Ideologia", um dos mais famosos do artista. Confira o refrão:

Cálice - Chico Buarque

Esta canção foi escrita e interpretada por Chico Buarque e Gilberto Gil. Lançada em 1973, critica de forma sucinta a censura da época. Perdurava a ditadura e a cultura tentava se manifestar com metáforas e jogos de palavras.

Alegria, alegria - Caetano Veloso

Também lançada na época a ditadura militar brasileira, a música "Alegria, alegria", de Caetano Veloso, marcou o início do movimento tropicalista. De um jeito mais leve, toca no Brasil em sua letra: "O sol se reparte em crimes/Espaçonaves, guerrilhas/Em cardinales bonitas Eu vou.../Em caras de presidentes/Em grandes beijos de amor/Em dentes, pernas, bandeiras/Bomba e Brigitte Bardot..."

Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré

De Geraldo Vandré, a canção também é conhecida como "Caminhando". Era considerada um símbolo da resistência que fazia oposição à ditadura militar do Brasil na época. Foi censurada e proibida durante anos. É uma música de 1968.

É proibido proibir - Caetano Veloso

Também da época Tropicália, "É proibido proibir" é de composição do músico Caetano Veloso. Falava discretamente da censura brasileira.

Confira uma super playlist que preparamos com os melhores sucessos em músicas brasileiras sobre política:

Mesmo com o fim da ditadura muitos outros artistas e bandas continuam investindo nas músicas de protesto como, Titãs, Racionais MC's, Ratos de Porão, Emicida e Criolo. Ao longo da história, o país passou por diferentes situações em relação a política. Até hoje a nação enfrenta constantes problemas que ajudam na composição de músicas dos mais diferentes estilos. Atualmente, o aumento de tarifas e os escândalos de Brasília são os principais temas para quem gosta de compor em cima da política brasileira.

Confira mais artigos sobre músicas

07/10/13 por Dany Negrao

   

Mais informações por email

Comentar