Normas técnicas para trabalho científico

Para elaborar e apresentar um trabalho científico é preciso seguir normas técnicas da ABNT para que seja aceito no meio acadêmico.

menino escrevendoO principal objetivo de um trabalho ou artigo científico é descrever uma observação ou ideia a um grupo acadêmico. O trabalho científico é uma maneira de obter e relatar informações segundo os padrões específicos das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com o objetivo de facilitar a compreensão do assunto envolvido no trabalho.

Assim como o TCC, o Trabalho Científico possui normas técnicas de redação que ajudam a orientar os autores durante o preparo do texto do trabalho. Porém, cada revista científica possui suas próprias normas, mas em geral, seguem as normas técnicas padrões aceitas universalmente e que são constituídas das seguintes partes:

 Capa e Introdução

aluno carregando livrosA capa deve conter o título do trabalho, nome completo dos autores, qualificação profissional e qual a instituição de ensino em que o trabalho está vinculado. Ainda no início deve ser feito um resumo que antecede o trabalho contendo os principais dados demonstrados e a conclusão final com no máximo 250 palavras. Já a introdução, por ser a primeira parte apresentada do trabalho, deve ser clara e objetiva, esclarecendo as informações sobre o assunto.

Métodos e Resultados

Nesta parte do trabalho o autor deve descrever o tipo e a quantidade de materiais usados durante o desenvolvimento do trabalho, além de todos os métodos empregados para a coleta de informações e avaliação. A descrição deve ser minuciosa, pois somente assim os leitores irão conseguir obter detalhes da obtenção dos dados. Já os resultados encontrados deverão ser relatados de maneira objetiva, sistematizada e organizada.

Discussão e Conclusão

Na discussão o autor pode se referir a outros trabalhos já realizados com o mesmo tema, descrevendo-os e fazendo comparações necessárias. A conclusão é o momento de realizar a análise de todos os resultados obtidos e os seus significados no contexto do trabalho.

A referência bibliográfica, lista de figuras e glossário normalmente são anexadas no final do trabalho.

13/12/11 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentar