Home » Comportamento » Relacionamento

O que é amor

O que é o amor, afinal de contas? Saiba mais ao ler esse post mais que amoroso!

amor

O que realmente sentimos ao amar

A primeira manifestação de amor que temos ao nascer é perante a nossa mãe, já que nos deslocamos do útero e nos sentimos aparados somente ao fazer parte do ambiente maternal e familiar.

bebenouterodamãe

A grosso modo o amor é fenômeno interpessoal, ao nutrir um bom sentimento a outra pessoa que nos traz paz e aconchego.

Apego e Paixão

A melhor forma de entendermos o que é realmente o amor, é buscarmos uma forma de aprendizado.

Sim, o amor segundo os estudiosos é um sentimento a ser ensinado, quando somos bebês, o amor maternal é a forma básica desse sentimento, a medida que crescemos nutrimos o amor por diversas pessoas, animais ou objetos. Tudo o que de certa forma escolhemos para ser de nosso tem um alto teor sentimental, sendo ele o apego.

amordepaiefilha

Ao contrário do que muitos de nós acreditamos, o amor é mais uma idealização do que um sentimento. Quando nos apaixonamos pela pessoa, primeiramente nos sentimos atraídos, após isso idealizamos uma possível vida junto dela. Por isso, o apego é a primeira forma do amor.

familiaunida

Já para os românticos de plantão: o amor é um estado de espírito onde duas pessoas se relacionam de forma tão intensa, que se tornam apenas uma. Para isso, podemos dizer que o amor se torna múltiplo em diversos sentimentos: o companheirismo, a cumplicidade, o afeto e a compaixão.

Como se sentir amado

O amor é um sentimento que deve ser recíproco para se tornar um vínculo e consequentemente planejar uma vida ao lado do companheiro ou companheira.

apaixonadosjovens

Do ponto de vista fisiológico, os hormônios como a oxitocina( no caso das mulheres) e a vasopressina (no caso dos homens) são hormônios que são liberados em uma fase em que o amor já possuí um relacionamento estável de um longo tempo, já que a dopamina é o hormônio responsável pela grande ansiedade de quando estamos apaixonados.

idososapaixonados

Por isso, a sensação de se sentir amado é uma junção dos sentimentos de alegria e conforto, da parte de quem recebe esse afeto.

O amor como objeto de estudo

Esse sentimento tão complexo, já foi estudado por vários profissionais e possuí vários pontos de vista. Para a literatura, música e arte, o amor é essência, é assunto a ser debatido, enredo e forma de expressão.

amornaliteratura

Já para os maiores estudiosos da mente e do comportamento humano, o amor pode ter várias versões, em suas formas mais utópicas, em que todas podem ser refletidas em uma só, é o que faz o ser humano viver em deleite, e causa certa preocupação, em querer ser bom o suficiente para o outro, independente de que forma esse amor é aplicado.

todaformadeamor

Os relacionamentos passam por grandes transformações em um novo cotidiano do qual estamos inseridos, por isso, vale lembrar que a forma de amor, tem grande variedade em diversas culturas e interpretações.

amoremtemposdewhatsapp

E uma última curiosidade, a primeira manifestação de amor registrada pela humanidade, está relacionada com a morte.

amoremorte

No período neolítico, as tribos não enterravam seus entes queridos, a partir de uma forma de afeto por uma determinada tribo, os mortos passavam a ser enterrados e junto a seu corpo era colocado um coroa de flores em sinal de carinho e respeito. Assista o vídeo temático sobre o tema.

Publicado por Veronica Ortiz
Revisado em 04/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar