O que é o ENEM?

Considerado um dos maiores exames do Brasil, o ENEM atinge milhões de inscritos anualmente. Veja no Portal ZUN informações do ENEM.

enem exame nacional do ensino médioUma das provas mais aguardadas do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das maneiras de se ingressar em faculdades públicas, federais ou em instituições privadas de todo o país. Com provas anuais que ocorrem no final de cada ano, o ENEM é realizado durante dois dias seguidos, sempre aos sábados e domingos e contém 180 questões objetivas que são divididas em quatro áreas, além de uma redação, a qual o tema é revelado na hora da prova.

Criado em 1998, o ENEM já teve dezenas de modificações com o objetivo de unificar os processos seletivos das universidades federais do Brasil, o que fez com que o exame batesse recordes em número de inscritos, afinal a prova faz parte do processo seletivo para ingresso ao ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Mas, por mais que se ouça falar muito sobre o ENEM, ainda há dúvidas entre a população, por isso, confira mais informações.

Para que serve o ENEM?

No início, o ENEM tinha como principal objetivo avaliar a qualidade de ensino do país, pois a maioria dos inscritos eram alunos do ensino médio que estavam prestes a concluir os estudos. Mas, em 2009 o ENEM passou por uma modificação e ganhou uma nova modalidade, que foi unificar o processo seletivo para estudantes interessados em ingressar em cursos de nível superior oferecidos em instituições federais espalhadas pelo país, o que tornou o exame ainda mais concorrido e seletivo.

Gabarito

Com isso, anualmente o ENEM recebe em média seis milhões de inscrições de estudantes do país inteiro e a partir do resultado é possível participar dos programas governamentais como o ProUni (Programa Universidade para Todos), SISU (Sistema de Seleção Unificada) e o mais novo membro, o programa Ciências sem Fronteiras.

Como fazer o ENEM?

Disponível para todos os cidadãos brasileiros, o exame do ENEM não restringe idade e nem situação financeira, sendo destinados para concluintes do ensino médio, egressos de anos anteriores, maiores ou até mesmo menores de 18 anos, concluintes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) que pretendem obter certificação e concluintes de graduação ou pós-graduação.

Menina estudando

Para participar do exame é ficar atento à data de inscrição e a data limite para o a isenção ou pagamento da inscrição que acontecem no início do ano, nos meses de Maio e Junho.

Quais são as regras do ENEM?

Como as regras do maior exame nacional sofre alterações frequentes é preciso estar sempre atento às atualizações do site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Entre as regras atuais de maior relevância são as referentes à redação, aonde brincadeiras serão anuladas, trechos ou parágrafos fora do tema serão zeradas e só terão notas máximas aqueles que tiverem o maior domínio da norma padrão da língua portuguesa.

Enem

Para a realização das provas, o candidato deverá usar somente caneta com tinta preta e é necessário chegar com uma hora de antecedência antes do fechamento dos portões.

A tendência é que o ENEM se torne o único processo seletivo para ingresso nas faculdades federais de todo o país.

Quer saber mais sobre como funciona o ENEM? Confira um vídeo no Youtube sobre o que é o ENEM:

Veja mais sobre o ENEM

09/08/13 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentar