O que é o meio ambiente?

O termo meio ambiente pode ter conotações variadas, cada qual com seu significado e regulamentação na Constituição Federal.

Relacionado a todas as coisas vivas e não vivas da Terra, o conceito de meio ambiente vai além da ideia dos aspectos da natureza, da fauna e da flora, pois o meio ambiente é caracterizado por tudo aquilo que pode influenciar a vida de qualquer ser vivo. A Lei da Política Nacional da Constituição Federal dividiu o meio ambiente e variados tipos, sendo enquadrado em cinco tipos que possuem diferenciação específica: o meio ambiente natural, cultural, artificial, do trabalho e patrimônio genético, os quais afetam diretamente os ecossistemas e a vida dos seres vivos.

Essa divisão do meio ambiente previsto na Constituição Federal serve para assegurar a efetividade dos direitos do meio ambiente em suas múltiplas conotações, preservando e restaurando os processos ecológicos existentes e evitando a equivocada concepção que para preservar o meio ambiente devemos somente proteger a fauna e a flora, sendo que o essencial é proteger os diversos meios ambientes.

O que é meio ambiente natural?

O meio ambiente natural é composto pelas quatro esferas da Terra que são a biosfera, atmosfera, hidrosfera e a litosfera, a água como os oceanos, rios, córregos, lagos e lagoas, o ar e as camadas atmosféricas, o clima, o tempo, o solo, os ecossistemas e os biomas.

O meio ambiente natural ou físico é um dos assuntos mais debatidos nas políticas públicas de todo o mundo, devido aos problemas ambientais que vem afetando os recursos naturais, a qualidade de vida e a vida do ser humano.

O que é meio ambiente cultural?

A cultura nada mais é do que um conjunto de manifestações sociais que definem uma população, com isso, o meio ambiente cultural pode ser constituído de elementos imateriais e materiais, os quais fazem parte do patrimônio cultural brasileiro, os quais podem ser subdivididos em patrimônio artístico, histórico, científico, turístico, paisagístico, ecológico, paleontológico e arqueológico.

Entre os principais exemplos temos os documentos históricos, a literatura brasileira, as danças e as músicas, as línguas, as diversas formas de expressão e manifestações culturais, as criações científicas e tecnológicas, as obras artísticas e as edificações e conjuntos urbanos.

Para ser considerado um meio ambiente cultural e ser tutelado como patrimônio cultural brasileiro é feito o tombamento ambiental, o qual nada mais é do que um instrumento usado para proteger os bens considerados de valor cultural e natural.

O que é meio ambiente artificial?

Por último, o meio ambiente artificial que é caracterizado pela construção do homem em espaços urbanos abertos ou fechados, como, por exemplo, as casas, os edifícios, as ruas, os clubes, as avenidas, as praças, entre outros.

Os espaços urbanos fechados são de caráter pessoal e privado e os espaços urbanos abertos de caráter público, ou seja, todos podem fazer uso e devem zelar pela proteção e características do espaço urbano ou rural.

Por se tratar de meio ambiente complexo e com grande número de pessoas viu-se necessário criar um regulamentação, chamada de política pública de desenvolvimento urbano com o objetivo de oferecer a população saneamento básico, transporte, água e atendimento a saúde.

Assista ao vídeo e veja mais informações sobre o meio ambiente e o que podemos fazer para preservá-lo.

Veja mais artigos relacionados ao meio ambiente

17/12/13 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Gostei adoro ver amazônas e os animais etc.

    malva motta

    19/07/15

Comentar