O que fazer com o ciúmes doentio?

Conheça um pouco mais sobre os ciúmes doentio e o que fazer para que isso não se torne um problema em seu relacionamento amoroso.

Sintomas do ciúmes doentio.

O ciúmes doentio se caracteriza por emoções descontroladas em um relacionamento amoroso ou não. O ciúme é um sentimento considerado comum aos seres humanos, porém pode ser controlado e deve respeitar o direito e integridade do próximo. O ciúmes se torna doentio por vários fatores, sejam eles psicológicos, traumas, baixo autoestima, entre outros. A pessoa que possui ciúmes doentio não admite que seu parceiro ou a pessoa que se relaciona tenha outras amizades, pois tudo leva a crer que por trás da amizade existe algo a mais.

Então, começa a se tornar violento, perseguidor e inconveniente seja em qual ambiente esteja. Esse comportamento obsessivo começa a se tornar incontrolável toda vez que se sente ameaçado ou ameaçada e através desse comportamento surgem também várias consequências. O companheiro ou companheira que sofrem com esses ciúmes doentios do parceiro ficam encurralados, sentindo-se ameaçados por qualquer ato que façam, e é de extrema importância que procure orientação de um profissional como, por exemplo, o psicólogo ou forças policiais, pois dependendo do grau de ciúmes que a pessoa se encontra qualquer ato pode ser fatal.

Sintomas do ciúmes doentio

Quando um casal se apaixona, no início tudo é muito bonito e perfeito, porém é muito fácil de identificar pequenos sintomas de ciúmes doentio, mas como o parceiro e o relacionamento é novo esses pequenos detalhes acabam passando despercebidos e muitas vezes fofos quando ditos com carinho. Existem muitos sintomas e sinais de ciúmes que não tem como não perceber saiba quais são os mais frequentes:

Dramatização

Se a pessoa ou companheiro de relacionamento amoroso diz que você é a única razão da existência dele e que sem você por perto seria melhor não viver mais desconfie, pois esse tipo de comportamento não é muito seguro e necessita de atenção.

Monitoramento

A necessidade de seu parceiro ou parceira de monitorar você em todo momento, dando desculpas bobas perguntando sobre onde você esta e com quem, são ótimas desculpas para esconder certas desconfianças e ciúmes doentios que também necessitam de atenção e tratamento.

Ansiedade

A ansiedade e baixo estima são ótimas dicas de sintomas de ciúmes doentio. Pessoas que se sentem infelizes e insatisfeitas com a vida pessoal e profissional, vendo-se com menosprezo pode fazer com que seu parceiro seja seu cabide emocional, se fazendo de coitado e vitima. Em toda a situação vê maldade em amizades e certa aproximação com outras pessoas no qual se diz mais bonita ou mais independente e satisfeito com a vida profissional e pessoal.

Agressividade

Geralmente quando existe o ciúmes doentio por parte do companheiro, a vítima que poderia se tornar algo e alguém para ajudá-lo acaba se tornando alvo de agressividade e muita violência. Muitos casos assim podem se agravar caso não haja orientação e tratamento necessário, pois o ciúmes doentio leva pessoa a se tornar uma pessoa violenta, descontrolada e consequentemente perigosa.

Como tratar o ciúmes doentio

O ciúmes doentio deve ser tratado e analisado com muita atenção e o mais indicado é a busca de tratamento com um especialista logo nos primeiros sinais de excesso. Apesar das dificuldades de encarar o ciúmes doentio como uma doença, a pessoa que sofre desse mal também mostra rejeição ao possível tratamento, por isso é de extrema importância que seu parceiro ou parceira o ajude com muito diálogo e paciência, o mostrando aos poucos que certas atitudes cometidas por ele ou ela não é natural e muito menos saudável para um relacionamento amoroso.

O terapeuta e psicólogo são ótimos profissionais para ajudar nesse transtorno doentio, através de técnicas de relaxamento, esportes, leituras e até mesmo medicações. A pessoa pode adquirir sua autoestima novamente, além de encarar a vida e o relacionamento de maneira diferente, utilizando muito mais a confiança e o diálogo como item fundamental em sua vida amorosa.

mulher na psicóloga

Um relacionamento principalmente o amoroso, o outro não pode e nem deve servir de muletas de fundo emocional para ninguém. A melhor maneira de se defender do ciúmes doentio é a auto ajuda, a orientação profissional é comprovada em muitos casos como 100% de sucesso.

Revisado em 24/11/2014
Publicado em 19/08/2013 por Raquel Silveira

Tags: , ,

Mais informações por email