O que são animais peçonhentos?

Entenda melhor o que são os animais peçonhentos e suas características, saiba como identifica-los e como evitar acidentes em casa.

Os animais peçonhentos são considerados perigosos e muitas vezes acabam sendo despercebidos. Suas picadas podem ser fatais e por isso é importante que haja todo o cuidado necessário, quando infectada a pessoa deve procurar um pronto atendimento o quanto antes.

Devido ao extinto de sobrevivência de algumas espécies de animais alguns mecanismos são ativados para a sua defesa. Esses animais que possuem essas características são chamados de peçonhentos e podem ser encontrados tanto nas áreas rurais como urbanas. Os animais peçonhentos contem uma substância tóxica em suas glândulas como ferrão, dente e aguilhão local onde sai o veneno.

É interessante saber diferenciar os animais peçonhentos dos animais venenosos, cada um possui seu mecanismo de defesa ao inserir o veneno em sua presa ou predador. Os animais peçonhentos liberam suas substâncias tóxicas para se defender e fugir de algo que o ameaça, muitas vezes debilitando e paralisando a vítima para o tempo de fugirem. Já os animais venenosos como os sapos e borboletas liberam seu veneno somente após serem atacados por suas presas esse mecanismo age passivamente e após o ataque o seu veneno é ativado e pode ser fatal ao predador.

Espécies de animais peçonhentos

No Brasil existem muitas espécies de animais peçonhentos altamente perigosos para os homens. E podem ser encontrados geralmente onde existe uma vegetação ampla, esses animais preferem viver escondidos para se protegerem de predadores.

Apesar de viverem em matas e lugares secos também podem ser encontrados dentro da cidade e pode se instalar em locais propícios e que fiquem mais seguros como terrenos sujos e cheio de matos ou em sapatos e objetos que possam se esconder.

Dentre os animais peçonhentos mais comuns aqui no Brasil estão as serpentes de variadas espécies, o escorpião, as aranhas que também são perigosas, as lacraias, taturanas, vespas, abelhas, formigas e marimbondos, todos esses animais possuem extintos naturais de sobrevivência e por é importante redobrar os cuidados.

Cuidados com animais peçonhentos

Os riscos de acidentes envolvendo os animais peçonhentos como picadas e infecções, por exemplo, são considerados altos em todo o mundo. No Brasil grande parte desses animais aparece nas áreas urbanas principalmente em temporadas de chuva, que para se protegerem acabam migrando para dentro de casas e terrenos.

Neste caso é necessário que haja muito cuidado ao lidar com esse tipo de animal, principalmente crianças e idosos que são mais vulneráveis e dependendo do animal uma picada pode ser fatal.

Todo cuidado é necessário como, por exemplo, verificar os sapatos antes de colocar nos pés, encurralar os animais peçonhentos sem nenhuma proteção, não provocar queimadas em terrenos antes da limpeza e manutenção do ambiente. Manter a limpeza diária dos ambientes sem o acúmulo de sujeira ou resto de alimentos por muito tempo, pois a presença de roedores e insetos pode atrair outros animais peçonhentos.

Com o cuidado diário vários tipos de acidentes envolvendo esses pequenos animais podem ser evitados, é importante entender que essa defesa é algo natural do animal que está sendo ameaçado.

Depois de conhecer mais sobre os animais peçonhentos é importante que haja então o devido cuidado para não se defrontar com alguns deles. Caso houver qualquer tipo de ataque procure um posto de saúde ou pronto atendimento para a medicação adequada.

Para saber mais sobre os animais peçonhentos assista ao vídeo a seguir e veja diferentes espécies peçonhentas, suas características e como evitar acidentes domésticos.

Saiba mais sobre animais

11/11/13 por Raquel Silveira

   

Mais informações por email

Comentar