O que são fibras alimentares?

As fibras alimentares ajudam no funcionamento do intestino, além de trazer muitos benefícios para a saúde. Conheça mais sobre as fibras.

Fibras alimentaresAs fibras alimentares encontradas nos vegetais ajudam na digestão e no melhor funcionamento do organismo. Não são totalmente absorvidas pelo organismo, passando direto para o intestino. São indicadas para quem tem intestino preso e para quem deseja perder peso. Em geral, as fibras alimentares são ótimas para a saúde.

Conheça um pouco mais sobre esse grupo de alimentos.

A importância das fibras alimentares

Benefícios da fibraO primeiro e mais importante benefício das fibras alimentares é a ajuda no bom funcionamento do intestino. A fibra ajuda a formar o bolo fecal, indicada principalmente para quem tem o intestino preso e complicações na digestão. É importante ressaltar que não basta ingerir as fibras, é preciso também beber muita água, pois sem isso as fibras podem ter um resultado contrário.

Além disso, as fibras alimentares nutrem as células, com vitaminas e sais minerais. Alimentos ricos em fibras saciam por mais tempo, por isso são indicados para quem quer emagrecer. São alimentos saudáveis e indicados para todas as idades. As fibras podem ser encontradas, principalmente em grãos e frutas.

Diferenças das fibras alimentares

As fibras alimentares podem ser classificadas em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis encontram-se principalmente nos legumes, aveia e em algumas frutas, como as cítricas e também na maçã. Formam um gel quando em contato com a água. Já as insolúveis passam intactas durante toda a digestão. Podem ser encontradas principalmente em grãos inteiros, como farelos e também em verduras.

Fibras solúveis e insolúveis

As fibras solúveis aumentam a fermentação e a proliferação das bactérias benéficas ao intestino e ambém ajudam no trânsito intestinal, além de diminuírem a reabsorção da bile. As insolúveis aumentam a absorção de água, ajudando também no trânsito intestinal. Tudo isso ajuda no funcionamento do intestino e, além disso, as fibras insolúveis diminuem o risco de câncer.

Alimentos ricos em fibras alimentares

FrutasHá uma grande variedade de alimentos ricos em fibras alimentares, que são facilmente encontrados na alimentação dos brasileiros. Entre as frutas, estão: mamão, ameixa, uva-passa, pêssego, pera, figo, abacaxi, laranja, damasco, entre outras. As frutas podem ser consumidas preferencialmente pela manhã, como primeira refeição, mas não há restrições de quantidade, principalmente porque não são tão calóricas.

VerdurasAs verduras ricas em fibras são: couve, alface, agrião, nabo, espinafre, escarola, aipo, acelga, entre outras. A alface, por exemplo, é rica em fibras insolúveis, que passam direto pelo sistema digestivo, absorvendo a água e ajudando assim na eliminação fecal. As verduras podem ser consumidas em grandes quantidades todos os dias, pois além de serem ótimas fontes de fibras ainda possuem pouquíssimas calorias.

LegumesEntre os legumes com quantidade considerável de fibra estão: abóbora, cenoura e beterraba. Os cereais são aveia, granola, gérmen de trigo e outros. Os cereais estão entre os alimentos que mais possuem fibras. Mas, ainda podem ser encontradas em alimentos integrais, como pães, arroz e farinhas do mesmo tipo. Feijão, grão de bico e lentinha também são exemplares de fibras alimentares.

Os alimentos ricos em fibras podem e devem ser consumidos diariamente, além de ajudar na digestão e no funcionamento do intestino, previnem doenças e nutrem as células. Lembrando que para resultados positivos, deve ser ingerido no mínimo dois litros de água por dia.

Confira também um vídeo com mais informações sobre Fibras alimentares:

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17/10/13 por Dany Negrao

   

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