Os meios de comunicação

Os meios de comunicação tem o poder de transformar o mundo! Confira a evolução desde dos primórdios da comunicação humana.

meninocomtablet

Antes de ter acesso a milhões de informações em um simples toque de tela, a informação e a comunicação era algo extremamente primitivo. Isso mesmo! Os primeiros registros de comunicação humana foram realizados através de desenhos e símbolos nas cavernas na era Paleolítica por volta de 40.000 anos A.C, de tribos se comunicavam através dessas paredes para registrar possíveis perigos.

O que são meios de comunicação

No decorrer da História Humana, a invenção da escrita (que a base da nossa comunicação atualmente) a comunicação foi ficando mais sofisticada, não se sabe ao certo a data exata dos primeiros registros, mas o que se sabe é que o povo pioneiro em desenvolver a escrita em papiros e pergaminhos foram os egípcios por volta de 2500 anos A.C, com o intuito de deixar registros para a nova geração de suas riquezas e reis poderosos, os faraós.

pinturaruprestre

Ainda no Egito o correio teve sua origem para que os faraós se comunicassem por cartas pelo território de seus Impérios, eram utilizados pombos e corvos treinados para que as cartas de papiro chegassem ao seu destino correto.

No decorrer do tempo os meios de comunicação evoluiram

O telégrafo surge como nova invenção para comunicar os povos sobre batalhas vencidas nas guerras teve sua origem em tochas, depois em tambores e por ultimo utilizando o fumo, essa invenção se divide entre povos primitivos como os espartanos e povos modernos como os romanos. O telégrafo com ondas elétricas, que o mais conhecido foi criado no século XIX, pelo pintor Samuel Morse, também inventor do código Morse, onde informações sobre as guerras poderiam ser decifradas a longas distâncias por esse código.

O jornal, que conhecemos hoje é muito antigo foi criado no século XVII em grande escala, tendo sua suposta origem em Pequim no ano 713 D.C, seu formato era muito semelhante do que conhecemos hoje, com notícias e artigos para leitura.

jornaldoBrasil

O telefone foi criado no século XIX, sendo considerado como telégrafo falante em 1870, por Alexander Graham Bell, onde as pessoas poderiam se comunicar a longas distancias simultaneamente, era considerado artigo de luxo e ostentação.

telefoneeradio

O rádio foi uma invenção transformadora, criado por Nikola Tesla, no final do século XIX que desenvolveu a tecnologia responsável pelas ondas eletromagnéticas na transmissão do rádio, já no século XX, o rádio se firma como meio de comunicação responsável não somente pelas notícias que ocorriam ao redor do mundo, mas um grande cunho cultural, como lançamentos de músicas, novelas e programas de entretenimento, como concurso de calouros.

evoluçãodatelevisão

A televisão foi criada no inicio do século 20, como uma melhoria do rádio, já que era um dispositivo que transformava as imagens em movimento, tendo o principio de funcionar a partir da conversão de som e luz em ondas eletromagnéticas que, posteriormente, serão transmitidas para outro receptor (o telespectador), tendo suas bases o cinema  que foi inventado ainda no século XIX, o televisor seria um meio de comunicação pessoal como o telefone e o rádio, tendo como objetivo fundamental além da informação, o entretenimento.

A comunicação facilitada no toque dos dedos

A internet é uma rede que reúne todos os dispositivos ligados a ela por uma rede.

internetcomomeiodecomunicação

Sendo ela um mecanismo que permite que estes aparelhos se comuniquem e partilhem informação entre eles, essa rede por ser eletrônica, sem fio o de fibra óptica, tendo sua origem para facilitar a comunicação entre grandes corporações, atualmente a internet é o principal recurso para a comunicação moderna, seja para entretenimento ou negócios, ou para conteúdos de informação e aprendizado. Assista o vídeo temático sobre o tema a seguir:

Leia mais sobre curiosidades

Publicado por Veronica Ortiz
Revisado em 04/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • samuel da silva alencar

    20/02/17

    ótimo artigo, pertinente informação. sugiro que faça a edição dos textos sempre que possível para constatar erros ortográficos ou de acentuação. por exemplo, na introdução do artigo - "os meios de comunicação [têm) o poder de transformar o mundo!"
    responder

Comentar