Paintball o que é isso?

Um esporte diferente, o Paintball conquista cada vez mais adeptos desde que foi criado, em Nova Iorque de meados dos anos 80.

Equipe de PaintballSurgido nos anos 80, o Paintball virou uma verdadeira febre em todo o mundo. Os aficionados pelo jogo, desde a época e até hoje, montam times, estabelecem ligas e organizam torneios. O paintball ainda está bem longe de ser um esporte popular como o futebol e o basquete, porém, a cada dia surgem mais e mais lugares para se jogar. A maior diferença entre o paintball e os demais esportes está no tipo de equipamento utilizado: jamais você verá projéteis e disparos de tinta em outros esportes tradicionais. A seguir, vamos analisar melhor o equipamento usado, e buscar entender um pouco sobre como funciona o ataque do paintball, bem como as regras básicas de uma partida.

A munição

Equipamentos de paintballA peça principal do paintball é a munição, chamada de bolinha. Da mesma forma que no futebol ou no tênis, a bola acaba sendo o elemento central do jogo, mas, diferentemente destes outros esportes, no paintball são utilizadas centenas de bolinhas de uma só vez em um jogo. As bolas são, na realidade, pequenis recipientes de tinta e a construção delas é muito simples: parecidas com as conhecidas pílulas de gel, elas consistem de uma esfera de líquido colorido dentro de uma cápsula gelatinosa. A tinta deve ser atóxica, biodegradável e solúvel em água, para ficar fácil removê-la das roupas e da pele).

Os marcadores

Prática de PaintballAs armas de paintball, também chamadas de marcadores, têm como função principal expelir a bolinha em alta velocidade. Nos marcadores mais tradicionais, o sistema de propulsão utilizado é o gás comprimido. O gás, que pode ser tanto o dióxido de carbono comprimido, quanto o nitrogênio ou até mesmo ar comum, fica armazenado em micro-cartuchos ou tanques que podem ficar conectados à arma. Também deve haver no dispositivo um depósito alimentador, responsável por guardar as bolinhas de paintball. Há diferentes sistemas de descarga nos vários modelos de armas, mas a ideia de todas é a mesma: a bolinha deve cair do depósito e entrar no cilindro, para que uma pequena explosão de gás possa impulsionar a bolinha para a frente.

Curiosidades e regras

Os marcadores de paintball não foram feitos exclusivamente para a prática do esporte. Os primeiros armamentos foram desenvolvidos em meados dos anos 70, para utilização em silvicultura e agricultura. Os silvicultores utilizavam as armas para fazer a marcação de determinadas árvores, a fim de pesquisa-las e planejar caminhos. Fazendeiros também utilizaram das armas para fazer a marcação do gado. As regras básicas do jogo são: dois times tentam roubar a bandeira do outro enquanto protegem a sua própria. Os jogadores atingidos pela bolinha de paintball estão fora , e os árbitros devem retirá-los do jogo. É proibido o contato físico durante o jogo.

O paintball foi popularizado logo após os 12 primeiros apaixonados pelo esporte terem o inventado. Os jovens compraram do fabricante, centenas de armas para marcar árvores e começaram a vende-las para o público em geral. Assim, rapidamente foi aberto o primeiro campo de paintball em Nova Iorque, e a ideia faz sucesso até hoje.

Leia mais artigos sobre Paintball

  • Paintball o que é isso?
  • Paintball cenário
  • Paintball Campinas
  • Paintball o filme
  • Paintball o alvo

08/05/12 por Amoedo

   

Mais informações por email

Comentar