Picada de abelha o que fazer?

A abelha como outros insetos têm função na natureza e também sua forma de se defender dos predadores, a picada que é muito dolorosa.

Abelha no nariz. As abelhas são insetos tão pequeninos e belos, mas podem ser bastante perigosos quando se sentem ameaçados, pois picam e seu veneno causa muita dor e para os alérgicos pode até causar a morte.

A abelha possui um aspecto diferente do marimbondo, já que ela quando pica libera o ferrão juntamente com seu veneno e ainda morre após alguns minutos da picada, já o marimbondo, além de não deixar ferrão, ele não morre após atingir a vítima com sua picada.

Ferrão

Abelha picandoO ferrão é a única defesa das abelhas contra os predadores, fica na parte de seu abdômen em forma de espada e possui pequenas farpas que grudam na pele da vítima, desta forma a abelha não consegue retirá-lo e, por isso perde parte de seu abdômen junto e em no máximo trinta minutos ela morre. O ferrão possui uma bolsa acoplada em seu corpo e quando atingi a pele esta bolsa passa a liberar o veneno causando grande desconforto.

Mais sobre Picada de abelha o que fazer?

Veneno

Abelha em florÉ uma substância química produzida a partir de glândulas de secreção ácida e alcalina, conhecido também como apitoxina, é composto por açucares, histamina, água e aminoácidos.

O que fazer ao ser picado?

A atitude mais correta é eliminar o ferrão com o auxilio de uma pinça, ao removê-lo é preciso cuidado porque muitas vezes o veneno ainda não foi liberado por isso ao retira-lo o veneno pode ser liberado e causar mais dor. E a atitude mais correta e que maioria das pessoas acabam ignorando é a aproximação de uma superfície metálica no local da picada, (faca, tesoura, joia, etc.) isso mesmo o metal é capaz de catalisar a reação do veneno que possui moléculas de peptídeos, desta forma minimiza a dor. Permaneça com a superfície metálica por alguns minutos.

É fundamental lembrar que milhares de pessoas sofrem com reações alérgicas ao veneno da abelha e dos demais insetos, podendo até levar a morte se não houver os cuidados necessários, por isso o mais aconselhável ao notar a picada é procurar imediatamente ajuda médica.

06/12/11 por Natalia

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Obrigado por sua ajuda fui picado por uma hoje dia 11/set/12 e esta doendo muito!!!! como faco para sara rapido?

    edielson souza

    11/09/12

Comentar