Home » Saúde

Pó de guaraná efeitos colaterais

O pó de guaraná, muito comum em academias, pode causar efeitos colaterais como gastrite, insônia e aumento na pressão arterial.

Colher de guaraná em póO de guaraná é considerado por muitos um energético natural. Para render (e não render-se) mais com a dura rotina de cada dia, é comum crianças, jovens e idosos usarem da substância, às vezes sem ter consciência dos efeitos colaterais causados pelo pó, que não é tão inocente assim.

Note que o consumo moderado não traz efeitos colaterais, e esse tipo de pó é legalizado no Brasil. A seguir, trataremos dos efeitos mais comuns em quem faz consumo exagerado da substância (mais de 10g/dia).

Aumento na pressão arterial

Aparelho medidor de pressãoO guaraná em pó é um estimulante que contém grande quantidade de cafeína, substância que aumenta significativamente o ritmo corporal e a pressão arterial de quem a consome. Um consumo exagerado de guaraná pode gerar sérios problemas de pressão alta, pois o sistema circulatório segue a tendência do corpo em ficar acelerado.

Gastrite

Mulher com GastriteForam constatados casos de gastrite entre usuários do pó de guaraná, e a relação da substância com a doença é confirmada pelos médicos. A acidez do pó e as mudanças que ele causa no organismo se aliam como causadoras desse que é um dos males que mais crescem no mundo moderno. Se tomar café ao mesmo tempo, a gastrite vem pior ainda.

Insônia

Mulher com insôniaImagine o que vai acontecer se você tomar 5 xícaras de café, uma hora antes de ir para a cama: é o que acontece com quem consumir 10 gramas de guaraná em pó, no mesmo horário. A aceleração corporal mantém os sentidos e a percepção em altos níveis, o que não funciona muito bem para quem deseja uma agradável noite de descanso.

O guaraná em pó pode ser uma salvação para nossa rotina árdua, porém também tem a capacidade de se transformar em uma bomba-relógio para nosso organismo, se o seu uso não for administrado da maneira correta. Vale a pena ter moderação e bom-senso na hora de utilizar qualquer substância do tipo.

Veja alguns dos benefícios do pó de guaraná neste vídeo do Youtube:

Publicado por Amoedo
Revisado em 02/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • elder

    14/12/13

    Guaraná em po engrossa o sangue?
    responder

Comentar