Home » Educação » Estudo

Principais ideias de Sócrates

Sócrates, o filósofo ateniense que pelo seu espírito crítico e indagador, expôs seus pensamentos voltados para a prática da moralidade.

Imagem com frase de Sócrates

Sócrates, o filósofo, nasceu na Grécia, na cidade de Atenas, tendo como pai um escultor e a mãe, uma parteira. Ainda jovem, serviu no exército ateniense, no qual lutou contra Esparta, na Guerra do Peloponeso. Tirando essa sua passagem, sua vida foi na cidade de Atenas, onde se casou, tendo vários filhos.

Segundo estudos, diz-se que possuía um semblante fechado, era um homem que permanecia parado no tempo, como que a divagar perdido em seus pensamentos. Mas, apesar de sua cara e de suas divagações, sabe-se que tinha um ótimo senso de humor e, por sua graça e carisma, era querido por muitos.

Sócrates crítico e indagador

Sócrates utilizava a maiêutica como característica principal de seus discursos e principais ideias. Isto é, ele procurava induzir alguém a utilizar o seu próprio raciocínio para buscar o conhecimento e a solução de suas dúvidas e problemas.

Com isto, muitas pessoas entravam em contradição e reconheciam que tinham o seu conhecimento muito limitado, uma vez que diante destes fatos, Sócrates era visto como um grande sábio.

Pintura - A Morte de Sócrates

Uma das principais ideias de Sócrates era de que a virtude de um ser humano não podia ser ensinada. E acreditava também, que a alma era imortal e de que teria recebido também em certo momento de sua vida uma missão do deus Apolo, onde desenvolveu o logo apolíneo “conhece-te a ti mesmo”.

Principais ideias de Sócrates sobre ética

O filósofo tinha como seu grande interesse tudo que dizia respeito às questões morais e dos seus efeitos sobre a vida das pessoas, isto é, aquilo que era bom, justo e corajoso. Ele achava que tinha como dever colocar em exposição a ignorância dos outros quanto à verdadeira natureza dessas virtudes.

Com isso, deixou à mostra e ficou conhecido como sendo alguém que constrangia os “doutores” da época, pondo em xeque o que havia em seus pensamentos, de imorais.

Sócrates e seus estudantes

Uma de suas principais ideias era a ideia de que ninguém fazia o mal voluntariamente, mas sim, por ignorância. Defendia também que a sabedoria e a virtude são coisas inseparáveis e que o homem deveria colocá-las em prática, a fim de não praticar o mal involuntariamente, uma vez que estivesse consciente de seus próprios atos e consequências dos mesmos.

Estratégia e objetivo das ideias de Sócrates

Sua estratégia na abordagem junto aos seus interlocutores era fazer perguntas como: “o que é a coragem?” ou “o que é o amor?” e nas respostas, revia-as para verificar as suas limitações.

Sócrates não procurava encontrar nessas respostas apenas definições já existentes, como em dicionários, mas o que existia na essência desses conceitos, isto é, se a resposta fosse para a coragem, quais atos de coragem podem representa-la e o que faz os seres corajosos.

Sócrates escultura

Sua intenção principal era fazer as pessoas conhecerem e reconhecerem seus desconhecimentos. Defendia também, que a verdade só pode ser vista com os olhos da razão, uma vez que disse a famosa frase "Só sei que nada sei!". Somente assim, segundo as ideias de Sócrates é que poderia alcançar um conhecimento amplo principalmente da alma do ser humano e do seu papel no mundo.

Conclusão das ideias de Sócrates

Nas interlocuções, Sócrates verificou a dificuldade em descobrir o fundo de muitos conceitos, onde a grande ignorância em que todos viviam diante do que realmente importava era predominante. Dizia da importância em se ter um espírito crítico, bem como, se reconhecendo com a própria ignorância, seria o primeiro e decisivo passo para o conhecimento.

Imagem com frase de Sócrates

Pensava na ética como aquela de que, com a prática da integridade moral, já tinha na mesma a própria recompensa. Dizia também que aquele que fazia o mal, prejudicava muito mais a si mesmo do que a quem o mal é feito. Defendia as ideias de que a pureza da alma é a verdadeira boa forma de vida.

Sócrates tinha na moralidade um objetivo essencial e a exposição da ignorância um favor concedido aos outros.

Acesse o canal do Portal ZUN no Youtube e veja mais sobre as principais ideias de Sócrates:

Publicado por Adeni
Revisado em 02/10/2017

Compartilhar

Receba novidades

  • lial

    22/04/17

    Eu estou fazendo um trabalho sobre sócrates e seminário
    responder
  • natasha

    31/10/13

    Muito obrigada ! esclareceram todas as minhas dúvidas.
    responder
  • kesse jones

    17/10/13

    Eii vcs sabem agradar o publico..
    responder
  • andressa novais gomes

    07/10/13

    Gostei muito achei o que procurava você é d++++++++++
    responder
  • patricia alves dos santos

    23/05/13

    Parabens pelo trabalho
    responder
  • patricia alves dos santos

    23/05/13

    Gostei..........achei o que procurei......
    responder
  • elisson

    10/04/13

    Gostei + ainda nao achei o que tava procurando
    responder
  • jasmim leite

    08/04/13

    Eu gostei muito bom para a minhar pesquisa
    responder

Comentar