Principais movimentos sociais no Brasil

Os movimentos sociais demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais da sociedade brasileira. Veja os principais.

Manifestantes do MSTCada movimento social no Brasil possui uma forte tendência ao marxismo quando vinculado ao espaço urbano e rural. No urbano a luta por mais creches, escolas públicas e moradias, por melhoria na saúde e no saneamento básico. Na zona rural expressa-se pelos movimentos dos boias-frias, de posseiros, dos sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários. Cada qual com sua reivindicação, todos demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais da sociedade brasileira.

O Movimento dos Sem Terra - MST e as Organizações Não Governamentais – ONGs foram os principais, junto às manifestações coletivas como dos movimentos sindicais de professores.
As manifestações em praças públicas, mensagens via internet, ocupação de prédios, marchas e etc., são formas de ação desses movimentos. Conheça os principais movimentos sociais no Brasil.

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST

Símbolo MST

Seu objetivo é a implantação da reforma agrária. Sua origem veio dos descontentes com o modelo do militar que dava enfoque à colonização de terras devolutas em terras distantes com objetivos de diminuir a concentração populacional e fazer uma integração estratégica. Hoje o MST busca a redistribuição de terras improdutivas.

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST

Símbolo MTST

Garantir a reforma urbana, permitindo moradia a todos os cidadãos. Surgiu no ano de 1997 e, organizado, está nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. O próprio MST viu a necessidade de haver uma atuação somente na cidade, com um movimento específico e que lutasse por trabalho e moradia.

Movimento feminista

quando digo não é não

Seu objetivo é a luta por direitos iguais e a proteção legal às mulheres. Nesse contexto entre outros está: a proteção contra a violência doméstica, ao assédio e abuso  sexual, direitos trabalhistas com salários iguais, incluindo ainda todas as formas de discriminação.

Além desses existem outros movimentos bastante importantes em nosso país, como o movimento hippie, o movimento estudantil e o fórum social mundial. E lembrando que a liberdade da democracia deve existir, mas sempre ficar atento a possíveis exageros.

Confira o vídeo sobre os principais movimentos sociais no Brasil no canal do Portal ZUN no Youtube:

Mais assuntos relacionados ao Brasil

Publicado por Adeni
Revisado em 03/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • rafaelle

    21/02/14

    Muito obrigada !!! consegui achar algo para o meu trabalho de sociologia... bjos ! ♥
    responder
  • sara andressa morais moura

    30/09/13

    Gosteii muito dessa pagina parabens pra quem fez vaii me ajudar muito *-*
    responder
  • andressa costa

    19/08/13

    Amei......boa explicaçao!!!!
    responder
  • gildazio silva

    13/08/13

    Gostei muito esta pagina me fez compreender melhor sobre os movimentos sociais no nosso pais
    responder
  • gustavo

    09/07/13

    Muito boa esta pagina gostei muito me ajudou no trabalho
    responder
  • geraldo

    04/07/13

    “ povo brasileiro... atenção!!! “ – o plebicito apresenta uma idéia geral sem detalhes,e depois as diretrizes serão desenvolvidas... isso quer dizer em claro e bom português, “ uma carta branca “,para fazerem o que bem entenderem,pois o povo já deu seu aval!!! – o referendo por sua vez,tem que ter por base um projeto com todos os detalhes previamente definidos para ser levado à apreciação popular. a população,então,decidirá se o aprova ou não.portanto,muita atenção nas manobras que estão sendo feitas com a maior cara lavada,e não deixemos que todo o terreno ganho até o momento,seja perdido nesses discursos que há todo momento ouvimos e tomamos conhecimento...
    responder
  • layra costa

    04/06/13

    Muito boa essa pág me ajudou bastante no trabalho de historia ^^
    responder

Comentar