Propagandas antigas brasileiras

Que tal relembrar ou conhecer algumas das propagandas que ajudaram a consagrar produtos como Biotônico Fontoura e o Cotonete?

Propagandas Biotonico, maizena, nescau.Sua mãe te dava Biotônico Fontoura antes do almoço, para abrir o apetite? Tomava um copo de leite quentinho com Nescau antes de ir para o colégio? E o mingau de Maizena que a vovó fazia? Gostoso, não? Que tal então relembrar as propagandas desses e de outros produtos, da época em que o Nescau ainda era Nescao?

Existem vários sites que oferecem cartazes e vídeos de propagandas antigas, mas sem dúvidas, um dos maiores é o YouTube. Além dos comerciais do Nescau, Toddy, Maizena, Coca-Cola e vários outros, encontramos clássicos das campanhas de marketing, como a propaganda da empresa de materiais escolares Faber Castell, que foi toda desenhada, ilustrando a música “Aquarela” de Toquinho, cantada por uma criança, e mostrava toda a versatilidade da linha de produtos da empresa.

Os primórdios

"Não adianta bater, eu não deixo você entrar...” Quem não se lembra da musiquinha das Casas Pernambucanas, que foi ao ar no ano de 1962? O verão acabava, mas o calor continuava com os produtos (lãs, flanelas e cobertores) oferecidos pela rede de lojas.

Muito antigo? Tudo bem, vamos avançar um pouco na linha do tempo, até o ano de 1978, quando o famoso homenzinho azul saía do banho enrolado em uma toalha, cantarolando, no comercial dos cotonetes Johnson & Johnson. Após usar o cotonete para secar o ouvido, o azul do homenzinho, que na realidade era água, era totalmente absorvido pelo algodão, afinal, como dizia o “slogan”, “Gente grande também precisa de carinho”.

Mais recente

Ainda é antigo? Sei. Que tal 1991? Lembra-se da musica? “Eu não vejo a hora de te cortar, e mais uma vez saborear. Meia muçarela, meia aliche ou calabresa...” Exatamente, Guaraná Antártica. Esta propaganda foi considerada por muitos como a melhor já elaborada pela marca.
Falando de refrigerantes, não podemos deixar de lembrar-se do “tio da Sukita”, não é? Aquele tiozão de quase 40 anos, que era caidinho pela vizinha de vinte e poucos anos, uma loira realmente muito bonita. Entretanto, ela nem dava bola, o chamava de tio, e vivia bebendo o dito refrigerante de laranja.

Coca-cola

Outra propaganda memorável, aliás, propagandas, são as da Coca-Cola. Sempre com ideias geniais, a empresa investe pesado na campanha de marketing para a divulgação de seus produtos, principalmente durante as festas de fim de ano, com seu “garoto-propaganda”, o Urso Polar.

15/07/11 por Amoedo

   

Mais informações por email

Comentar