Psicologia das cores na publicidade

A sugestão de cores pela psicologia é um dos recursos indicados para que um anúncio publicitário atraia a atenção do público.

Publicidade nas cores.

A publicidade é uma área profissional que têm obtido crescimento contínuo, dedicando-se a difusão pública de ideias através da publicação de propagandas que chamem a atenção dos indivíduos, direcionando-os para obtenção de diversos produtos e serviços distintos. Psicologicamente, as cores influenciam na aceitação de uma propaganda, pois com o auxílio delas é possível cativar o público consumidor.

Confira indicações segundo  estudos de publicidade:

Vermelho e Laranja

publicidade laranja e vermelhoA dupla de cores fortes é ideal para chamar a atenção, pois são símbolos de vida e motivação. Na publicidade, a combinação de vermelho e laranja é sugerida para o uso em publicações de textos que enunciam calor, força, energia, das áreas tecnológicas e que envolvam exercícios de ginástica.

Amarelo

Publicidade amareloA cor é estimulante por ter pigmentações fortes. Em alguns anúncios pode dispersar a atenção, produzindo um resultado negativo. Por outro lado, na mistura com a cor preta, pode obter resultados eficazes, sendo indicada para publicações que designam luz, alertas e mensagens imperativas.

Verde

Publicidade verdeCor que intensifica o ânimo, a estimulação, porém é símbolo de descanso por possuir baixa força sugestiva. A cor verde é sugerida para anúncios que envolvam temperaturas frias e também para propagandas ligadas à saúde e ao meio ambiente, tipo de publicidade que ganha muito espaço no mercado.

Azul

Publicidade azulCarrega grande força para atrair a visão humana, sendo caracterizada por tranquilizar o sistema nervoso, acalmar a circulação sanguinea, simbolizando assim serenidade. Indicada para a publicação de propagandas que indicam a estações inverno e outono e que estimulem o relaxamento.

Roxo

Quando é utilizada em artigos religiosos,Publicidade roxa carros de viaturas, e funerais, esta cor indica a calma de espírito e apazigua o sistema nervoso. Para que seja intensificada, a mistura com a cor vermelha, é indicada para artigos que envolvam temperaturas quentes e temáticas excêntricas.

Essas são algumas das colorações, presentes na área da psicologia das cores na publicidade.

17/02/12 por Raquel Silveira

   

Mais informações por email

Comentar