Raça de cachorro São Bernardo

Se você já assistiu ao filme do Beethoven, saberá de qual raça se trata. Veja mais sobre o cão mais famoso das telinhas, o São Bernardo!

São Bernardo de grande porte

Pertencente ao grupo de cães de guarda e salvamento, a raça São Bernardo é conhecida mundialmente graças ao filme Beethoven. De origem suíça, o São Bernardo é uma raça de grande porte, pois um cachorro adulto varia em média de 70 a 90 quilos quando adulto.

Desenvolvida a partir do cruzamento de raças molossos romanos, os cães de raça São Bernardo tiveram e ainda têm grande importância na região dos Alpes Suíços, pois são capazes de proteger as casas e, devido ao seu olfato apurado, fazer o resgate de vítimas de soterramento nos altos das montanhas suíças.

Encontrado em todos os países, a raça se adapta melhor em regiões mais frias devido a sua pelugem grande e macia. Conheça mais sobre suas características e comportamento: 

Aparência e comportamento da raça de cachorro São Bernardo

Considerado um cão de personalidade forte, a raça São Bernardo possui pelugem de três colorações diferentes, as quais variam entre vermelho e branco, marrom e branco ou preto e branco que pode ser curta, média ou longa e sempre é lisa, densa e muito macia.

Já os olhos normalmente são escuros e tem aparência caída, seu tamanho varia em torno de 60 a 70 cm e pesa entre 50 a 91 quilos e normalmente os machos pesam mais que as fêmeas e o tempo de vida da raça é de 12 a 14 anos.

São Bernardo filhote

Com um comportamento bastante dócil, carinhoso e amigável, a raça é indicada para quem tem filhos pequenos, pois o São Bernardo se torna um grande amigo e companheiro fiel e sempre está muito bem humorado, brincalhão e adora visitas. Quando está sozinho, a raça tende a defender o território, procurando afastar pessoas estranhas que se aproximam da casa.

São vigilantes e muito ativos, ficam sempre em alerta e prestam atenção em tudo, possui um temperamento calmo, por isso, são ótimos cães de guarda, possuem faro impecável e são incríveis para atividades de resgate.

Cuidados com cachorros da raça São Bernardo

Por ser um cão de grande porte e bastante ativo, a raça São Bernardo precisa praticar exercícios diariamente, principalmente se o espaço para brincar for pequeno e, além disso, deve-se tomar cuidado com a alimentação do cachorro, pois a raça tem tendência à obesidade. Além disso, é preciso oferecer ração de qualidade e trocar a água de 3 a 4 vezes ao dia, pois eles babam bastante enquanto bebem água.

São Bernardo cuidados

Como possuem uma pelugem bem densa, recomenda-se escovar os pelos de 1 a 2 vezes por semana para evitar que carrapatos e pulgas se enrosquem na pelugem e cause problemas de saúde no animal.

Entre as doenças mais comuns da raça está a dilatação gástrica, displasia do cotovelo e das costas e dermatites devido à pelugem densa que causa muito calor nos animais que moram em regiões quentes e tropicais.

É possível encontrar filhotes de São Bernardo à venda em pet shops e lojas virtuais por um preço entre R$ 1.200,00 a R$ 1.500,00 reais, entretanto, recomenda-se procurar por criadores de confiança que forneçam atestado de saúde do animal.

Quer saber mais sobre os cães da raça São Bernardo? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre cães

17/02/14 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentar