Home » Dicas » Documentos

Receita Federal CPF pendente de regularização

Fiscalizado pela Receita Federal, o CPF é um documento que pode ficar pendente de regularização, confira como fazer a regularização.

CPF

A Receita Federal é um órgão público subordinado ao Ministério da Fazenda que tem como responsabilidades a administração dos tributos federais de cidadãos e empresas. No caso dos cidadãos brasileiros, a Receita Federal é responsável pela emissão do CPF (Cadastro de Pessoa Física) que nada mais é do que um registro de cidadão, no qual cada contribuinte possui um documento emitido pelas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica federal ou pelos Correios, possui doze algarismos, sendo um documento de porte obrigatório.

Por ser um documento único e intransferível, o indivíduo portador do CPF precisa ficar atento as pendências e regularização do mesmo, pois caso o CPF estiver pendente pela Receita Federal é proibida a participação em concursos públicos e abertura de contas. Por isso, confira aqui quais os motivos do CPF pendente, como fazer a consulta e regularização do mesmo:

Motivos CPF pendente de regularização

O CPF encontra-se pendente de regularização em casos em que o contribuinte não apresente a declaração de Imposto de Renda por no mínimo dois anos consecutivos, quando não apresenta a Declaração Final de Espólio, quando há fraude ou vício contra o governo federal, quando algum dado cadastral está incorreto, levando a situação de CPF suspenso ou pendente de regularização.

CPF e link

Receita Federal consulta CPF pendente de regularização

Para verificar se o seu CPF encontra-se pendente de regularização, a Receita Federal fornece aos internautas a Consulta Pública do Comprovante de Situação Cadastral do CPF. Para a consulta, basta informar os doze algarismos inscritos e digitar os caracteres de segurança que aparecem na página da Receita Federal e, em seguida, clicar em “consultar” e você será redirecionado para a página do Ministério da Fazendo, na qual constarão dados sobre o número do CPF, nome da pessoa física e situação cadastral do CPF. O Comprovante de situação cadastral do CPF pode ser impresso em caso de necessidade. A Receita Federal fornece também um aplicativo para download que permite pesquisar se o CPF encontra-se pendente de regularização ou não.

Como regularizar o CPF pendente de regularização

Para a regularização do CPF pela Receita Federal é preciso que a pessoa física faça um pedido de regularização do CPF pela internet, entretanto, é preciso entregar os documentos ou dados cadastrais pendentes, emitindo assim um novo número de CPF, a qual pode ser feita também nas agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou pelos Correios, desde que munidos de todos os documentos necessários, que no caso de maiores dde 16 anos são: carteira de identidade, número de inscrição no CPF e título de eleitor .

Pedido de regularização do CPF

Fique sempre atento à situação cadastral do seu CPF, já que a pendência  do documento pode trazer diversos problemas ao cidadão.

Para mais informações, assista a um vídeo do Portal no Youtube sobre CPF Consulta Receita Federal e aprenda na prática como verificar se o seu CPF está pendente ou suspenso.

Publicado por Thaís
Revisado em 03/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar