Sedentarismo e suas consequências

O sedentarismo representa um estilo de vida sem atividades físicas, e esse mal é um dos maiores causadores de doenças do século XXI.

Garoto comendo sentado no sofáSabemos perfeitamente de todos os beneficios que a atividade física traz para a nossa saúde, especialmente do corpo. Por isso, é extremamente recomendável que todas as pessoas pratiquem regularmente as atividades físicas sejam, elas quais forem. No entanto, nem todas as pessoas possuem esta consciência de que, a prática saudável dos exercícios físicos é uma ótima maneira de prevenir doenças.

Causas e sintomas

Mulher deitada em sofá comendo pipocaO sedentarismo, infelizmente, é uma prática bastante comum na vida de muitas pessoas e várias delas nem imaginam que o sedentarismo possui várias consequências. As pessoas que convivem com o sedentarismo não possuem o hábito de se exercitar e geralmente só andam de carro, e nos momentos em que estão em suas casas não fazem afazeres domésticos e, possivelmente, só comem. A pessoa sedentária dificilmente gasta suas calorias e, obviamente, só vai acumulando-as. O sedentarismo, fazendo parte grandemente da vida das pessoas, pode acarretar algumas consequências como: obesidade, diabetes, baixa imunidade, pressão alta, aumento do nível do colesterol ruim, maior propabilidade a hipertensão, dentre outras. Por isso, o sedentarismo não traz nada de bom para as pessoas, muito ao contrário.

Prevenção

Funcionários jogando tênis de mesaÉ aconselhável que todos mantenham o sedentarismo fora de seus dias. Porém, com a vida moderna, muitas vezes as pessoas não podem realizar suas atividades físicas, mas sempre é viável arrumar um tempinho, nem que seja 30 minutos diários para uma caminhada ou corrida. Isso já deixará o sedentarismo de fora. A modernidade deixa as pessoas mais preguiçosas, especialmente pelos avanços tecnológicos, como não precisar andar a pé. A vida moderna, em muitos fatores, facilita para que o sedentarismo se instale na vida das pessoas.

O sedentarismo traz sérias consequências para aqueles que possuem dias mais parados, sem nenhuma atividade fisica. Por isso, vale a pena praticar exercícios e deixar de lado a preguiça.

Revisado em 09/11/2011
Publicado em 29/07/2011 por Mayara

Mais informações por email


Comentários

  • jose carlos bahia

    06/04/13

    Sou uma pessoa sedentária, vou de carro para o trabalho e depois motocicleta o dia todo, sinto-me com muita indisposição, pressão alta e peso acima da média, vou adotar essa medida de caminhar todos os dias pelo menos 30 minutos, para que eu não sofra muito futuramente, obrigado pela dica.
    responder
  • gloria de olioveira benevides

    09/03/13

    Nao e facil emagrecer pois quase ninguem tem tempo e disposicao fisica cm faco pra descobrir qual e a quantidade de comida que tenho que comer?
    responder
  • thaina jullyane souza de lima

    07/02/13

    Achei essa página muito interessante ...
    responder

Comentar