Seleção de basquete brasileiro

Conheça um pouco mais sobre a trajetória da seleção do basquete brasileiro e confira mais sobre a liga masculina e feminina da seleção.

jogador brasileiro fazendo cesta

O basquete é um esporte que foi inventado em 1891 nos Estados Unidos, a prática se tornou tão popular que em poucas décadas já era sucesso no mundo inteiro inclusive no Brasil. É formado por duas equipes de 5 jogadores e ambas as equipes tem um único objetivo: acertar a bola dentro de um cesto para atingir o maior número de pontuação para ganhar a partida. Atualmente o basquete é um esporte muito conhecido e disputado entre muitos brasileiros que a partir dessa prática se tornaram sucesso e referência dentro das quadras.

A prática do basquete como esporte aqui no Brasil se iniciou através de um norte americano que trabalhou em um tradicional colégio de São Paulo no início do séc. XX. Após muitas tentativas conseguiu que o esporte então desconhecido tornasse rotina nas atividades dos alunos. A seleção de basquete brasileiro já tem muitas participações e campeões em sua liga, além de contar com participações em olimpíadas.

Seleção de basquete brasileiro masculina

A seleção de basquete brasileiro masculina jogou sua primeira partida em 1922 pela primeira vez em comemoração ao centenário do Brasil nos jogos latinos americanos e desde então não parou mais. Foram muitas derrotas e vitórias e com o passar dos anos ganhou aprimoramento e condicionamento para se tornar os campeões nas mais importantes ligas mundiais.

No decorrer dos anos conquistaram muitos títulos em importantes eventos como nos Jogos olímpicos, Campeonato Mundial, Jogos Pan- Americanos,  Campeonatos Sul-Americanos entre outros. Na história da seleção basquete brasileiro masculino, muitos atletas fizeram história e grande carreira dentro do esporte entre os nomes mais famosos estão: Oscar Schmidt, Adilson Nascimento, Raulzinho, Alex Garcia entre outros.

Basquete masculino.

Seleção de basquete brasileiro feminina

O mesmo introdutor do basquete masculino no Brasil percebeu que o esporte era também propício para as mulheres. Por ser um esporte que não tem muito atrito físico apesar de exigir muito esforço e condicionamento, as mulheres empenhariam seu papel tranquilamente como jogadoras assim como em uma seleção. A seleção de basquete feminino atualmente é muito conhecida dentro e fora do país por seus títulos e classificações conquistados ao longo dos anos.

seleção feminina de basquete

Assim como a seleção masculina, o basquete feminino também conta com jogadoras brilhantes que destacaram no esporte e são conhecidas até hoje por suas habilidades. São elas: Hortência, Paula, Janeth, Helen, Marta entre outras. A seleção de basquete brasileiro feminino é exemplo de garra e dedicação de mulheres capazes de fazer história no esporte brasileiro.

A seleção brasileira de basquete assim como os demais esportes é motivo de orgulho de todo brasileiro, conhecer e acompanhar a seleção brasileira faz parte de uma nação que ama esportes.

Revisado em 25/11/2014
Publicado em 19/09/2013 por Raquel Silveira

Mais informações por email


Comentar