Substâncias orgânicas e inorgânicas dos seres vivos

As substâncias do corpo dos seres vivos podem ser classificadas em orgânicas e inorgânicas, e apresentam características particulares.

Substâncias das celulas

A palavra orgânica está ligada à vida, em contraposição está a inorgânica que significa tudo aquilo que falta a vida. O corpo dos seres vivos é formado por várias substâncias que podem determinar os seus estados físicos. Desta maneira, a composição química das células pode ser formada por substâncias orgânicas, que são caracterizadas pela presença do carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio e as substâncias inorgânicas, que ficam no espaço intercelular, como a água e os sais minerais.

Quer saber mais sobre as substâncias orgânicas e inorgânicas dos seres vivos? Então não deixe de conferir os tópicos abaixo.

 Substâncias orgânicas

Frutas e verduras

São elas:

Carboidratos

Compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio, auxiliam na construção dos açucares, como a glicose e a frutose, sendo solúveis em água e possuindo o sabor doce.

Lipídeos

Não se misturam a água, como o óleo. Também está presente na membrana plasmática de todas as células dos seres vivos, auxiliando na produção de hormônios.

Proteínas

Constituídas de aminoácidos, estão estruturadas dentro das células e também fazem parte de todas as reações químicas que ocorrem em sua parte interior. Podem apresentar diversas formas e diferentes funções.

Ácidos nucléicos

Marcam presença em todos os seres vivos, ajudando na condução de características hereditárias e também na direção e controle das atividades celulares.

Substâncias inorgânicas

Água saudável

São elas:

Água

Substância de fartura no corpo dos seres vivos, ela auxilia na dissolução dos compostos químicos que se armazenam dentro da célula e apresenta a composição de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, simbolizada pela fórmula H2O.

Sais Minerais

Encontrados em grande parte dissolvidos na água, sendo mais conhecidos como o cálcio, a potássio e outros. Todos os seres vivos necessitam deles e podem obtê-los comendo frutas, carnes e bebendo leite.

A falta dessas substâncias pode ocasionar a deficiência imunológica do corpo de qualquer ser vivente, é necessário ter uma alimentação adequada para evitar esse problema.

Mais artigos relacionado

07/12/11 por Raquel Silveira

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Gente quando vcs forem fazer alguma pesquisa vem nesse site é muito lllleeeeegggggaaaaallllllllllllllllllllllll!!!!!!!

    brenda stephanie

    13/02/14

  2. Adorei me ajudou muito na minha pesquisa da escola!!!

    brenda stephanie

    13/02/14

  3. Amei! salvou minha vida! graças a este texto consegui gabaritar ciência! só tenho uma pergunta... vitaminas são orgânicas ou inorgânicas?!

    juh

    05/04/13

  4. Esta materia e muito importante pra os estudantes e insentivalos a a ler ler e muito bom

    olga amada

    30/03/13

  5. Legaaaal!!!!!

    larissa

    04/02/13

  6. Otimoo"

    julianamaria1944

    26/07/12

Comentar