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Técnicas para controlar a ansiedade

Com problemas para controlar a ansiedade? Confira algumas técnicas saudáveis que ajudam no controle e prevenção da ansiedade.

Batimento cardíaco acelerado, respiração ofegante, suor excessivo, tensão muscular e uma sensação de nó no estômago são sintomas comuns em que sofre de ansiedade. Caracterizada por um estado de medo, apreensão e insegurança, a ansiedade aumenta anualmente, devido a diversos fatores causais, entre eles, a correria do dia a dia, falta de tempo e estresse.

Controlada principalmente por medicamentos ansiolíticos, a ansiedade pode ser tratada com algumas técnicas diferentes que visam à saúde e o bem estar do indivíduo, já que a ansiedade não é considerada uma doença grave, desde que diagnóstica e tratada. Conheça algumas técnicas saudáveis e pouco invasivas que ajudam a controlar as crises de ansiedade.

Alimentos para controlar a ansiedade

Manter a calma e controla a ansiedade é uma das coisas mais difíceis para quem realmente sofre desta doença, afinal, a ansiedade é capaz de desencadear alterações nas emoções e nos sentimentos, refletindo em especial na saúde do indivíduo, por isso, investir em uma alimentação capaz de controlar a ansiedade é de extrema importância, visto que assim é possível diminuir os sintomas e controlar os quadros de ansiedade aguda.

Os alimentos recomendados estão aqueles que possuem níveis aumentados de serotonina, um hormônio responsável pelo bem-estar e relaxamento do corpo e que ajudam a diminuir o hormônio cortisol que é liberado em resposta ao estresse e ansiedade. Entre os alimentos principais estão às frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, tangerina e acerola, ovos, leite e derivados que aliviam os sintomas da ansiedade, alimentos ricos em carboidratos simples ou integral, dando energia, bem-estar e disposição, banana que ajuda na produção de serotonina, carnes e peixes, chocolate e espinafre.

Meditação para controlar a ansiedade

Considerada um mal da sociedade moderna, a ansiedade atinge jovens e adultos, principalmente aqueles que sonham com um futuro promissor e querem abraçar o mundo. A meditação, o relaxamento e a respiração profunda são exercícios que ajudam a controlar a ansiedade.

Há diferentes tipos de meditação e o ideal é escolher aquela que mais ajude a controlar a ansiedade. A mais recomendada é aquela onde a pessoa fica focada na respiração, podendo ficar sentada ou deitada de maneira confortável e com a coluna ereta e vá observando e sentindo a respiração e relaxando, feche os olhos para praticar a meditação do tipo zen ou fique de olhos abertos, mas fixados em algum ponto da parede e observe o ar entrando e saindo, deixando pensamentos ruins irem embora.

A forma mais simples e fácil de controlar a ansiedade é com a prática de exercícios físicos, os quais ajudam a aliviar o estresse e eleva a produção de serotonina, aumentando assim a sensação de bem-estar e prazer, além de aumentar a disposição e a saúde de maneira geral.

Entre os exercícios físicos mais recomendados para controlar a ansiedade estão aqueles que fazem o gosto do indivíduo, portanto, opte por aquilo que você realmente gosta de fazer. Mas, entre as dicas de exercícios estão à caminhada, natação, pilates, yoga e os exercícios de alta intensidade. O ideal é praticá-los pelos menos três vezes na semana em sessões que durem de 50 a 60 minutos.

Investir nessas técnicas para controlar a ansiedade é a maneira mais saudável de burlar o problema e melhorar os sintomas e trazer mais qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre técnicas de como controlar a ansiedade:

Publicado por Thaís
Revisado em 04/10/2017

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