Técnicas para melhorar a voz

Muitas pessoas sofrem com problemas com a voz com frequência, entretanto, existem algumas técnicas que ajudam a melhorar a voz.

aeromoça com megafoneA voz precisa de muitos cuidados e atenção, afinal é um dos principais elementos para a comunicação e, em alguns casos, chega a ser o principal instrumento de trabalho de muitos profissionais, em todas as áreas. Vendedores, professores e cantores são exemplos de profissionais que precisam da voz para sucesso no trabalho.

Algumas pessoas sofrem com uma ronquidão frequente e outros problemas desencadeados por conta de vários fatores, mas, algumas técnicas podem amenizar a voz fraca e debilitada. Acompanhe as dicas do ZUN:

Respire

mulher respirandoOs exercícios de respiração são os mais indicados para quem sofre com perda de voz frequente. O ideal é respirar fundo e encher a caixa torácica e depois expirar todo o ar para fora. Uma dica é colocar a mão em cima da barriga e inspirar e expirar, levando a mão para frente e os ombros sem sair do lugar.

Aqueça

mulher fazendo aquecimentoPara aquelas pessoas que usam a fala como meio de trabalho é essencial aquecer as cordas vocais antes de iniciar a rotina de trabalho. Você pode iniciar o aquecimento com o corpo, ou seja, alongue as pernas, braços, coluna e cabeça e depois comece emitir vários sons pela boca e pelo nariz e cante algumas músicas, mas nunca em volume máximo.

Relaxe

pessoas meditandoCom tanta correria e falta de tempo no dia a dia, a maioria das pessoas acaba ficando estressada continuamente. O estresse, por sua vez, pode refletir em vários pontos do organismo. Por isso, separe alguns minutos de seu tempo para relaxar os músculos abdominais, faciais e das pregas vocais. E lembre-se de falar de forma calma, sem descuidar da respiração.

Alimente-se

pessoa comendo maçaAlguns alimentos tendem a prejudicar a voz como, por exemplo, bebidas muitos quentes como leite e café. O álcool também ajuda a irritar as cordas vocais e a causar a perda de voz. Por isso, se você fala o dia inteiro nada melhor do que beber água para limpar as cordas vocais e coma maçãs e outras frutas adstringentes.

Caso o problema persista o indicado é procurar um fonoaudiólogo para analisar o caso e indicar os possíveis tratamentos.

13/12/11 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentar