Home » Comportamento » Relacionamento

Terapia de casal dicas

Brigas? Discussões? Seu relacionamento está em crise. Algumas dicas sobre como melhorar a relação sem precisar terminá-la.

Terapia de casalO relacionamento em si, além de saudável, é muito importante para a vida das pessoas. Porém, o maior problema é saber conviver e compartilhar sua vida com outro de maneira harmoniosa.

A vida a dois, após alguns anos de relacionamentos, filhos, brigas constantes, divergências de opinião, discussões sobre a relação que não levam a nada e desencontros do dia-a-dia, pode se cansar.

Divergências

Briga de casalSão os mais diversos fatores que vão se acumulando e fazem com que o casal se distancie. Nesses momentos de crise que o bom e velho diálogo deve prevalecer, porém é algo que acaba se tornando bastante difícil. O indicado é procurar uma terapia de casal, a qual pode ajudá-los a encontrar o caminho que traga a felicidade de volta para o relacionamento do casal.

Porém, o problema que a terapia de casais encontra é que muitos não acreditam que a terapia funciona, mas sim ela realmente traz resultados positivos, entretanto, é preciso saber desde o início que não existe nenhuma fórmula mágica para salvar os relacionamentos.

Terapia

Briga de casalO principal objetivo da terapia para casais é fazer com que os casais parem tudo que estão fazendo por algumas horas e tenham a oportunidade de rever toda a vida juntos e comecem a se dedicar a olhar para si próprios, para as suas histórias de vida, repensar todas as suas atitudes e dificuldades e ter a coragem de enfrentam os seus sentimentos e saber o que realmente sentem um pelo outro.

Nas sessões de terapia para casais, o ambiente é um espaço totalmente apropriado para facilitar o diálogo a dois e tudo isso acontece com a ajuda de um profissional capacitado, o qual escutará os dois lados bem atentamente. A função principal do terapeuta de casal não é dar palpites ou conselhos na vida dos casais, mas sim ajudar o casal a identificar novas possibilidades de ação e também uma possível resolução para os conflitos que estão acontecendo constantemente.

É importante ressaltar que não existe hora certa para se iniciar uma terapia para casais; por isso, é fundamental que, antes de tudo, o casal saiba reconhecer a insatisfação para evitar possíveis brigas e crises para que as mesmas não cheguem a pontos extremos. A principal maneira para se fazer isso é reconhecer que as brigas e discussões estão fazendo com que ambos percam o respeito um pelo outro.

Além disso, é importante ressaltar que os casais que procuram a terapia de casal devem saber que o objetivo dela não é evitar o divórcio e sim melhorar o relacionamento e tentar um reconciliação e melhorar a vida conjugal dos dois. Em casos inevitáveis de separação, a terapia ajuda as pessoas a enfrentarem a situação de uma maneira menos traumática e aceitar o acontecido.

Publicado por Thaís
Revisado em 17/07/2017

Compartilhar

Receba novidades

Comentar