Traços da cozinha brasileira

O hábito alimentar do brasileiro têm influências de diferentes povos. Conheça mais sobre os traços da cozinha brasileira!

Com influência dos povos indígenas, portugueses e africanos, a cozinha brasileira é resultante da mistura de tradições e da cultura alimentar que foram introduzidas há mais de 500 anos e ainda fazem parte do hábito alimentar brasileiro. A cozinha brasileira é saborosa e bastante diversificada, sendo composta por diferentes pratos típicos que fazem parte da cultura de cada região do Brasil e que são preparados de acordo com as antigas tradições que passam de geração para geração.

Com uma lista de pratos típicos extensa, o brasileiro tem como hábito alimentar produtos típicos do Brasil, entre eles, mandioca, milho, aipim, batata, abóbora, feijão, cará e amendoim. Conheça mais sobre a história e os principais pratos típicos da cozinha brasileira.

História da cozinha brasileira

Desde a época do descobrimento do Brasil até os dias atuais, a cozinha brasileira teve influência dos povos da terra, os índios e os vindo para o Brasil, entre eles, os portugueses e posteriormente os africanos, italianos, franceses e japoneses no período de migração para o país. Cada qual com suas crenças, hábitos, preferências e culturas, acabaram por influenciar a cultura alimentar do Brasil e permitir com que a mesma tivesse essa miscigenação tão característica que faz parte da culinária do Brasil.

Portugal desde 1500 têm traços importantes na cozinha brasileira, principalmente as especiarias e o vinho, já os índios que aqui viviam influenciaram com os hábitos alimentares por conta dos peixes, animais e plantas originárias do Brasil.

Os africanos que vieram com os portugueses como escravos influenciaram a culinária brasileira porque as escravas trabalhavam na cozinha das fazendas e preparavam os famosos pratos típicos do Nordeste. Os espanhóis e alemães que vieram para o Brasil e criaram colônias no Sul do país, trouxeram as carnes salgadas e defumadas e a cerveja, os italianos em 1860 trouxeram as massas, condimentos e molhos e os japoneses que também criaram colônias no interior do estado de São Paulo trouxe o hábito de muitos legumes e verduras, peixes crus e pouco tempero.

Principais pratos da cozinha brasileira

Com pratos típicos que compõem a cozinha brasileira, cada região tem sua contribuição na cultura alimentar do país. A região Sul tem como prato típico o churrasco no Sul e o barreado, carneiro no buraco, leitão maturado e boi no rolete no Paraná. Já na região Sudeste, em Minas Gerais os pratos tem traços de milho, carne de porco e queijo e entre os pratos típicos está o tutu à mineira, o feijão tropeiro, doces de abóbora, mamão e doce de leite e pão de queijo, em São Paulo os pratos típicos é o virado à paulista e o cuscuz, no Espírito Santo o prato principal é a moqueca capixaba e no Rio de Janeiro o prato típico é a feijoada.

No Nordeste os pratos típicos são tapioca, vatapá, moqueca, baião de dois, acarajé, mugunzá, caruru, sarapatel, buchada de bode, canjica, pamonha e rapadura. Já no Norte do país os pratos são maniçoba, pato no tucupi, picadinho de jacaré, pirarucu de casaca, tucunaré, bijú-pirá e tacacá. E, pra finalizar, os pratos típicos da Região Centro-Oeste é o empadão goiano, arroz com pequi, arroz carreteiro, pirão, caldo de piranha e dourado recheado.

A culinária brasileira é rica, possui um amplo leque de opções que varia de uma região para outra de acordo com a herança cultural adquirida através da imigração.

Assista ao vídeo e veja mais informações sobre a cozinha brasileira e o passo a passo de preparação de um prato muito típico.

Publicado por Thaís
Revisado em 27/11/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar