Vida de são Francisco de Assis

São Francisco de Assis é considerado um dos homens mais caridosos do mundo, saiba como foi o início da sua vida de amor aos pobres.

Basílica de São Francisco de AssisGiovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, era filho de Pedro Bernardone e Pia. De família abastada, seu pai era um rico comerciante na França, por isso, quando Francisco nasceu em Assis – Itália, em 1182, apesar do nome Giovanni (João), todos lhe chamavam de Francesco.

Na juventude, Francisco não se interessava por estudos e queria levar a “vida numa boa”, mas dentro dos bons costumes e caridoso com os pobres que lhe pediam auxílio.

Voz de Deus

São Francisco de Assis diante da cruzEm Assis havia muitos nobres, mas devido às desigualdades sociais, houve uma grande revolta contra os mesmos. Nessa luta que teve auxílio da cidade de Perugia a favor dos nobres, Francisco foi preso, ficando um ano detido. Sua liberdade foi concedida após seu pai pagar por isso. Nessa época e pela Igreja que queria mais territórios conquistados, ele se inscreveu como soldado do exército, porém um dia, doente e febril, ele ouviu Deus a fazer-lhe um chamado para servi-lo na reconstrução de sua Igreja, desertou-se do exército e voltou para Assis.

O início

Monges da ordem franciscanaIsolou-se no campo para testar sua fé, um dia encontrou um leproso e teve dúvidas em ajudá-lo, mas movido por amor, abraçou o leproso como se fosse um irmão. A partir daí, Francisco deu início ao atendimento da ordem de Deus.
Seu pai, com medo de perder o patrimônio chegou a fazer um pedido à Igreja para deserdar o filho, durante a audiência, Francisco tirou sua roupa e devolvendo ao pai disse: “Desse momento em diante só tenho Deus como meu pai”.
Abandonando os apegos materiais, começou sua vida de auxílio aos pobres, ao amor pelos animais à reconstrução de igrejas, com seu próprio esforço.

Estigmas

O considerado milagre dos estigmas com Francisco aconteceu num retiro espiritual. A partir daí, para esconder suas mãos sangradas, passou a colocá-las sempre nas mangas do hábito que usava.

São Francisco morreu 1226 e a basílica de Assis começou a ser construída logo após sua canonização em 1228. Sua prece é conhecida no mundo todo.

Revisado em 07/07/2017
Publicado em 22/11/2011 por Adeni

Mais informações por email


Comentar