Zumbi dos Palmares biografia resumida

O guerrilheiro negro Zumbi do Palmares é lembrado até os dias de hoje pelos seus feitos e por polêmicas que rondam sua biografia.

Busto de Zumbi doa Palmares exposto em Brasilia.É difícil falar sobre a história de Zumbi sem falar sobre o quilombo que rendeu o nome pelo qual é conhecido por todos os brasileiros.

História

Localizado onde era o interior da Bahia e hoje conhecido como estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares era praticamente considerado um reino formado por escravos negros que fugiam das fazendas, senzalas e prisões do Brasil, com uma população de quase 30 mil fugitivos. E neste quilombo no ano de 1655 nascia Francisco, nome de batismo de Zumbi, que seis anos após seu nascimento foi capturado por um missionário português e por intermédio deste aprendeu a falar latim e português e também o auxiliava nas missas.

Liderança

Aos 15 anos Zumbi dos Palmares fugiu retornando ás suas raízes e demostrando cada vez mais suas capacidades ágeis e estratégicas, se tornando referência no quilombo com um pouco mais de 20 anos de idade. Em 1678 o governador da Capitania de Pernambuco chamou o até então líder do quilombo Ganga Zumba para lhe apresentar uma oferta de paz onde se oferecia a liberdade para os escravos que haviam fugido em troca de suas devoções á Coroa de Portugal. O líder aprovou, mas Zumbi desafiou a Liderança de Ganga Zumba para continuar sua luta contra a tirania portuguesa, se tornando assim o novo líder do quilombo.
Pintura de confronto em quilombo

Invasão

Em 1693 o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou uma invasão ao quilombo, sendo efetuada no ano seguinte causando a destruição de Palmares e ferindo Zumbi. Sobreviveu, mas foi traído por um de seus companheiros de luta que se juntou ao capitão Furtado de Mendonça que o apunhalou. Zumbi resistiu, mas foi morto em 1695 sendo decapitado e tendo sua cabeça exposta em uma praça pública de Recife.

Polêmicas

Alguns historiadores afirma que o verdadeiro herói de Palmares foi Ganga Zumba e que aliados de Zumbi envenenaram o antigo líder para que ele se tornasse o novo líder.

Para manter viva a memória da morte de Zumbi é comemorado o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro.

23/09/11 por Ariane

   

Mais informações por email

Comentários

  1. A biografia ficou boa mais eu precisava do conteudo completo onde conta a historia da praça zumbi dos palmares!!! alguem sabe um site que fale sobre ela?obrigada msm assim :)

    juuh aleeh

    17/11/15

  2. Muito legal me ajudou muito muito muito# !!!

    aline s.a

    21/11/13

  3. Gostei muito desta site,me ajudou muito no trabalho de geografia

    sarah

    20/11/13

  4. Ajudou òtmo

    eduardo santos

    19/11/13

  5. Muito bom esse resumo

    eduardo felipe rodriguês dos santos

    19/11/13

  6. Meu que rusumo

    emanuel

    14/11/13

  7. Gostei muito dessa biografia eu num sabia nem o que fazer aí achei essa biografia quem fez essa biografia está de parabens e quem publicou muito obrigado por nus ajudar...☻

    katia janete

    13/11/13

  8. Aneim tenho que copiar isso tudo kkkk

    keity

    07/11/13

  9. E muito legal

    larissa

    01/11/13

  10. Legal ajudou bastante

    vick31show(*

    19/06/13

  11. Muito bom foi a unica pagina na net que eu encontrei o que eu queria muito bom este resumo sobre a historia do zumbi dos palmares

    ruanny oliveira

    13/03/13

  12. Gostei muito me ajudou muito no trabalho de história

    rafael paula ccb

    07/11/12

  13. Site manero

    isaac dasilvasouza

    12/06/12

  14. Eu achei interresante a historia dele

    gabrielle engeeeelman.n

    10/10/11

Comentar